Na tarde desta quinta-feira (28/08), a diretoria da ACEAIA (Associação Comercial e Empresarial de Alto Araguaia), composta pelo presidente interino Adenilton Borges, pela 2ª secretária Jane Fernanda e pelo diretor social Estauro Rezende, receberam o prefeito Jackson Niedermeier para tratar de um tema de grande impacto econômico e social para o município: as obras de duplicação da BR-364 e a construção de um contorno viário que retirará o tráfego da rodovia do perímetro urbano de Alto Araguaia e Santa Rita do Araguaia.
A ACEAIA tem sido protagonista nesta luta, encabeçando desde 2022 um movimento regional pela duplicação integral da BR-364 entre Jataí (GO) e Rondonópolis (MT). Em diferentes momentos, a entidade participou ativamente de audiências, reuniões e eventos estratégicos para defender a duplicação completa do trecho — e não apenas a inclusão de terceiras faixas —, destacando a importância dessa obra para a segurança viária e o escoamento da produção agrícola.
A duplicação da BR-364, que integra o projeto Rota Agro, é considerada essencial para melhorar a fluidez do tráfego, reduzir acidentes e otimizar o escoamento da produção agrícola no Centro-Oeste. O contrato de concessão, vencido pelo Consórcio Rota Agro Brasil, prevê R$ 7,3 bilhões em investimentos ao longo de 30 anos, contemplando 45,62 km de duplicação, 150,26 km de faixas adicionais, 11,46 km de vias marginais, 7,85 km de contornos rodoviários, 32 dispositivos de interseção, 4 passarelas para pedestres e 11 travessias em nível.
A extensão total do lote concedido é de 490,07 km, abrangendo desde Rio Verde (GO) até Rondonópolis (MT), passando por municípios estratégicos como Jataí, Mineiros, Portelândia, Santa Rita do Araguaia, Alto Araguaia, Alto Garças e Pedra Preta. Estão previstas cinco praças de pedágio e a geração de mais de 64 mil empregos diretos, indiretos e por efeito-renda durante a concessão.
Segundo o cronograma do edital, as obras de duplicação serão executadas entre o 3º e o 8º ano da concessão, com destaque para:
- Duplicação de 37,07 km no trecho entre Jataí e Mineiros até o 3º ano;
- Duplicação de 8,55 km em Pedra Preta até o 4º ano;
- Construção do contorno em Alto Araguaia, com 7,85 km de extensão e 4,80 km de faixas adicionais, previsto entre o 4º e 5º ano;
- 87,31 km de faixas adicionais entre Alto Araguaia e Rondonópolis até o 7º ano
No entanto, um dos pontos levantados pela ACEAIA é o impacto econômico que o contorno viário poderá causar ao comércio local, uma vez que o desvio do tráfego da BR-364 para fora do perímetro urbano tende a reduzir o fluxo de veículos e pessoas no centro da cidade, afetando diretamente estabelecimentos comerciais.
Preocupada com o desenvolvimento econômico e a preservação da vitalidade do comércio local, a ACEAIA questionou a prefeitura sobre as estratégias previstas para minimizar esses impactos. Durante a reunião, o prefeito Jackson Niedermeier apresentou informações sobre planejamentos futuros voltados ao fortalecimento econômico do município e acatou sugestões propostas pela diretoria da ACEAIA.
Entre as alternativas discutidas, o investimento no turismo regional ganhou destaque. Alto Araguaia e Santa Rita do Araguaia possuem grande potencial turístico, especialmente por serem regiões privilegiadas por recursos hídricos e diversas cachoeiras que atraem visitantes. O prefeito afirmou que a proposta será analisada e que serão buscadas medidas estratégicas para incentivar o turismo e criar ações que estimulem a economia local, compensando possíveis perdas no comércio com a retirada do tráfego pesado do centro.
A ACEAIA também informou que buscou diálogo com a prefeitura de Santa Rita do Araguaia, que não pôde participar da reunião, mas deverá ser envolvida nas próximas discussões sobre o tema.
“Nosso compromisso é continuar acompanhando os desdobramentos dessas obras e buscar soluções que garantam o crescimento econômico e o fortalecimento do comércio local”, destacou a diretoria da ACEAIA.
A associação reforça que continuará atuando em defesa do desenvolvimento sustentável, equilibrando infraestrutura, segurança viária e oportunidades econômicas para Alto Araguaia e região.
Por Alana Vilela